quarta-feira, 16 de abril de 2008

Reclamação Planeta de Agostini-Palácio das Bonecas

O meu pai enviou a seguinte carta:

Ex Senhores
Após ter enviado um e-mail para o vosso apoio ao cliente há já vários meses pedindo esclarecimentos por escrito sobre a colecção Palácio das Bonecas, e não tendo recebido qualquer resposta ás minhas questões optei agora por fazê-lo por carta tendo em conta que apenas faltam 4 fascículos para terminar a colecção.
Há vários meses circulam nos diversos fóruns de casas de Bonecas (português, espanhol e francês) reclamações muito graves acerca desta vossa colecção.
Sinceramente eu já andava preocupado pelo facto de estarmos a poucos fascículos de terminar esta colecção e ainda faltarem muitas peças: candeeiros, moveis da biblioteca, papeis de parede e de tecto, escada, cama de dossel..... etc

Através do fórum espanhol ficamos a saber que a solução encontrada após as diversas reclamações foi a criação de um kit no valor de 49 euros que incluía algumas das peças em falta mas não incluía os candeeiros!
Como pude constatar na vossa página o tal “kit” também já aparece no fascículo 100 mas nada é dito acerca do preço.
Pouco tempo depois verifiquei que acrescentaram ao dito kit um “kit candeeiros”.

As questões que quero ver respondidas são:
Vamos ter ou não que pagar o kit?
Porque é que os móveis da Biblioteca e os painéis de madeira entre outras peças em falta não são incluídos no kit?
Que candeeiros fazem parte do tal kit de candeeiros? São os mesmos apresentados no vosso DVD?

Para além destas questões gostaria de saber que papéis nos vão enviar (já que não constam fotografias nos últimos fascículos na vossa página da internet) para forrar o quarto real, o quarto de princesa, sala de música e salão de chá. Os papéis que apresentam no vídeo de apresentação da colecção mostram os papéis de relevo a ouro da marca DISACC.
Sinceramente eu não estou satisfeito com os papéis que até agora recebi em especial com o papel do chão e de parede do hall de entrada!
Na página 144 do fascículo 89 dizem que "a maioria das decorações de soalhos, paredes e tectos do palácio foram realizados por WORLD MODEL (dissacc Marquett s.l.). Veja o seu catalogo em http://www.disacc.com/ ".
O mais curioso é que todos os papéis enviados até agora dizem na margem "Jackson's miniatures". Os papéis desta marca são muito mais baratos e de qualidade inferior aos da DISACC. Isto é do conhecimento geral de quem faz miniaturas há muitos anos e conhece ambas as marcas!
Para além das coisas que me faltam e que vocês referem que virão no tal kit no fascículo 100 faltam-me várias outras peças:


Deve haver alguma confusão com as cornijas do tecto do hall de entrada e da sala de jantar. Pelas imagens do DVD no hall de entrada são duas cornijas pequenas (laterais) e uma cornija maior do fundo (que se coloca à frente da escada). Na sala de jantar são 3 cornijas, duas laterais mais pequenas (mas maiores do que as do hall porque não tem escada) e uma maior ao fundo. Na realidade eu recebi duas cornijas pequenas (as do hall) e 3 cornijas grandes todas iguais que se forem as laterais da sala de jantar não cabem dentro da casa porque são demasiado grandes. Se uma delas é a do Hall (cornija do fundo) então não bate certo com as enviadas para as laterais porque tem espessura e desenhos diferentes.

Vieram os caixilhos dourados do tecto do salão de chá mas não vieram os caixilhos da sala de música (que são iguais).

Faltam todos os utensílios de cobre da cozinha (panelas, talheres,….) que são referidos no vosso vídeo de apresentação.


No vídeo de apresentação da vossa colecção referem “Com as paredes forradas de madeira e iluminada por uma grande janela translúcida a biblioteca oferece um ambiente próprio ao recolhimento”
Não recebemos os painéis de madeira, nem os móveis da biblioteca, nem a lareira. E agora dizem que nos vão enviar papel para forrar as paredes?

Falta-me ainda um capitel e respectiva base da fachada exterior e não está previsto ser enviado mais nenhum. No total são 4 e só tenho 3.

A varanda grande da fachada é constituída por 5 partes: Dois braços grandes, uma peça de união e duas laterais. No fascículo 81 dizem que enviaram as 3 peças pequenas da varanda grande quando eu na realidade recebi 3 peças grandes da varanda grande (uma delas está repetida e não me serve para nada). Faltam-me as 3 peças pequenas da varanda grande.

No fascículo 72 dizem que enviaram a porta do quarto real quando na realidade recebi a porta da cozinha (que dizem que vão enviar no kit no fascículo 100). Falta-me a porta do quarto real e os respectivos remates e não a porta da cozinha.

Faltam os dois remates exterior e interior que ligam a “porta” da sala da música ao hall de entrada. Neste caso não tem porta mas no vosso DVD apresentam os remates.

Enviaram-nos 8 pinhas do telhado e uma só base de apoio ás pinhas. Nas fotografias dos vossos fascículos só aparecem 6 pinhas com as respectivas bases. Onde estão as 5 bases que faltam? Para que servem as pinhas a mais?
Falta o friso do tecto (cornija do fundo) da biblioteca apenas enviaram duas laterais. Manda o bom senso que ou enviam todas ou não enviam nenhuma.

Para além disso sei que fui das primeiras pessoas a receber a estrutura do Palácio e 3 tamanhos de parafusos. Contudo os parafusos que enviaram para pregar as dobradiças (os mais pequenos) são muito maiores e saem do outro lado da estrutura ficando visíveis... Já me informei em lojas da especialidade e"não há parafusos mais pequenos do que aqueles"... quem fez a estrutura do palácio devia ter feito a espessura das paredes da fachada mais grossas! Resultado temos que serrar os parafusos para que não saiam do outro lado da estrutura.

Ainda estou para ver se vão realmente enviar os candeeiros que mostram no vídeo ou se também vão enviar "outros" como estão a fazer com os papéis de parede salvaguardando-se nas palavras escritas no fascículo 2 “Nota do Editor: as imagens aqui reproduzidas são uma recriação do palácio semelhante ao que poderá realizar com esta colecção. Alguns componentes da mesma podem não ser idênticos aos apresentados mas, isso não afectará, de modo algum, a qualidade final da obra. Existem também elementos que aparecem como decoração de algum aposento que não fazem parte das entregas da colecção e, nesse caso, nos fascículos serão dadas as instruções necessárias para a sua confecção”.

As alterações que estão a fazer estão a lesar e muito a qualidade final da obra. E eu sinto-me enganado por ter andado a pagar durante 2 anos algo que vai ficar muito diferente do apresentado no vosso DVD publicitário.

Confesso que quando iniciei esta colecção estava muito satisfeito e até incentivei outras pessoas a faze-la. Os móveis apesar de serem de poliresina e não de madeira até têm um acabamento aceitável. E esteticamente o Palácio é muito bonito!
Eu e a minha família fazemos miniaturas e casas de bonecas há já vários anos e confesso que neste momento receio que o Palácio de sonho que vocês anunciam se torne num palácio de pesadelo! Nunca mais faço colecções por fascículos e vou recomendar aos meus amigos e leitores do meu site de miniaturas que também não o façam.

Vou continuar à espera do fim da colecção e depois mediante o resultado final pretendo apresentar queixa ás entidades competentes juntamente com outros miniaturistas pertencentes ao fórum português de miniaturas que se sentem igualmente insatisfeitos.

Pretendo ainda publicar esta carta e a sua respectiva resposta no site da minha filha sobre casas de bonecas e miniaturas http://bibycasadebonecas.blogspot.com/
Aguardo por uma resposta por escrito ás questões que coloquei.
Melhores Cumprimentos

-------------------------------------------------------------------------------

Para meu espanto hoje ao entrar no forum espanhol reparei nas queixas acerca do dito kit (ver em http://www.tusminiaturas.com/foros/viewtopic.php?t=7115).
Para começar alguns clientes tiveram que pagar o kit (49 euros) e outros não (porque reclamaram por escrito).
Para além disso o kit não vinha com as peças que eram especificadas no site:
Em vez do papel de parede da biblioteca enviaram um movel pequeno
Não enviaram a balustrada do quarto real nem do telhado
A cama real não tem dossel e é de muito fraca qualidade.
Alguns espanhois dizem que a escada não encaixa ficando toda torta (eu vi fotografias!!!! e é verdade)
Dos candeeiros nem sombra (consta que vem em Maio mediante pagamento de mais 49 euros)

Entrando na páginado Planeta Agostini em Portugal http://www.planetadeagostini.pt/ficha.php?id=153&pagina=20#enl podem ver que dividiram o dito kit em 2 (fasciculo 99 e 100) e já foram alteradas algumas coisas... mesmo assim faltam coisas como p.e. a base e o capitel da fachada (são 4 e só recebemos 3), a porta da cozinha já temos o que nos falta é a porta do quarto real, as bases das pinhas do telhado faltam 5 (só enviaram 1), as cornijas do tecto da sala e do hall estão trocadas duas delas não cabem dentro da casa, faltam as 3 partes mais pequenas da varanda grande (sem elas não é possivel colocar a varanda grande na fachada), falta um das cornijas do tecto da biblioteca (só enviaram 2),...

Eu sinceramente não sei o que pensar disto tudo...
Isto é enganar as pessoas... Eu nunca mais faço uma colecção por fasciculos!!!

Mais uma vez solicito aos leitores do meu blog que estão a fazer esta colecção que entrem em contacto comigo para bibycasadebonecas@hotmail.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Biby, muito obrigada pelo comentário que escreveste no meu blog. Eu também sou visita assídua do teu. Quero felicitar-te por denunciares a forma vergonhosa como o Planeta de Agostini nos enganou com a coleccção Palácio das Bonecas.
Eu estou à espera de receber todos os fascículos e depois estou disposta a ir até onde for preciso até receber a colecção que assinei e não uma sucedânea de má qualidade.
Parabéns mais uma vez e que continues a fazer crescer o teu blog com o mesmo entusiasmo que tens demonstrado até agora.

Bjs

Sofia

paulolopes disse...

Cara Biby,

Adorei seu trabalho.Como conseguiu arranjar os painies decorativos iguais aõs que a Planeta de Agostini não entregou?

Paulo Lopes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...