quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Parquet do chão do Palácio























Material:
- Conjunto de 20 peças de madeirinhas de modelismos de barcos cor Nogal/Walnut (o,6mmX 7mm)
- Conjunto de 20 peças de madeirinhas de modelismos de barcos cor TILO/Basswood (o,6mmX 8mm)
-Cartão
-Cola
-Lixa de madeira fina
-Verniz/cera


Em primeiro lugar cortar com a tesoura um molde de madeira de 1,5 cm. Depois pegar nesse molde e replica-lo traçando a lapis em cada uma das ripas de madeira. Cortar os tacos com tesoura ou xizato.
Depois cortar o cartão com o mesmo tamanho do chão da divisória da casa que queremos fazer. Testar o cartão a ver se se ajusta bem á divisória. Lixar se for preciso até caber. Eu uso os cartões que vem com os fasciculos do Planeta Agostini.
Pegar em cola UHU e começar a colar os tacos conforme o desenho desejado, alternando os tons claros com os escuros. Deixar secar bem.
Pegar em lixa de madeira fininha e passar pela superficie.
Depois é só envernizar ou encerar e deixar secar. Num cartão à parte testei vários produtos: Novycera, Cera de moveis, cera de chão, verniz transparente mas nenhum ficou como eu desejo. Estou a pensar usar verniz Bondex para escurecer a superficie.


Este tipo de trabalho também pode ser feito directamente no chão da divisória. No Palácio das bonecas vou aplicar os tacos directamente no chão da biblioteca porque neste caso não interfere com os candeeiros. Mas nos pisos superiores (cozinha, sala de jantar , sala da chá e quartos) os fios dos candeeiros vão ser escondidos pelo chão através de um rasgo feito por uma goiva. Irei explicar este passo mais tarde. Dai a necessidade de fazer em cartão para que os fios possam correr pelo chão.

Na minha primeira casa um dos candeeiros avariou e depois foi muito dificil de o retirar. Desta maneira poupamos trabalho no futuro se alguma coisa se estragar

O cartão com os tacos não vai ser colado ao chão, vai ser preso com autocolante de dois lados para que possa ser retirado em caso de necessidade.

O chão do Hall de entrada, da sala de musica e da cozinha estou a pensar forrar a papel a imitar marmore.

PS- Estas madeirinhas comprei-as no El Corte Ingles na zona de modelismo por cerca de 2,90 euros cada conjunto. Contudo elas não tem espessura igual pelo que o desenho teve que ser ajustado para bater certo.

1 comentário:

Rita Tjelta disse...

Thank you for the brilliant idea to floormaking.
I love your blog and your tutorial.
Have a nice day!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...