terça-feira, 13 de maio de 2008

Cave-parte 11- Eletrificar a Cave


Material:
-Régua eléctrica
-Transformador potente
-Candeeiros
-Gessos (facultativo) e cola UHU
-Goiva, lima de metal ou lima redonda de madeira
-Fio eléctrico
-Fita cola
-Black and decker e broca de 1,5 mm
-Alicate

Colocar os candeeiros e electrificar as casas são algumas das perguntas que tenho recebido por mail.

Antes de se colocar os candeeiros temos de escolher o sitio onde os vamos colocar, se são candeeiros de tecto, de pé, de mesinha de cabeceira, etc.

Normalmente não escolho o centro da divisória para colocar os candeeiros de tecto, coloco-os um pouco mais á frente do centro porque com os moveis colocados o centro passa a ser outro. Em especial na sala de jantar o centro da mesa deve coincidir com o candeeiro. Por isso se já têm os moveis coloque-os e depois escolha o local mais acertado.

Depois de escolher os locais marcar a lápis e furar com a Black and Decker.


Depois com uma goiva pequena ou uma lixa de metal (como a que se vê na fotografia) faça um rasgo pelo lado exterior da casa até ás costas da casa.


Com uma lima redonda faça um sulco mais profundo.




Depois pega-se na régua electrica e testam-se todos os candeeiros substituindo as lâmpadas fundidas por novas e verificando se estão bem atarraxadas. Se as lâmpadas fundirem podem comprar novas mas tenham em conta se são de casquilho fino ou grosso (tal como no mundo real). A maior parte dos candeeiros permitem desatarraxar os globos e abajours para facilitar esta manobra.
A régua tem um fusível (cilindro de vidro) se este fundir também se pode comprar um novo. O fusível serve para proteger os candeeiros da casa de picos de corrente.


A régua eléctrica vai ser presa ás costas da casa mais ou menos no centro. É necessário verificar se os fios chegam até a régua e se for necessário aumentam-se com fio eléctrico e prende-se com fita cola.



Depois retiram-se com a ajuda de um alicate as tomadas de todas os candeeiros, é só puxar os pinos dourados. Tome atenção á forma como estão colocadas as tomadas porque no fim vai ter de as voltar a montar.






Se quiserem colocar medalhões de gesso enfiem o fio eléctrico no gesso furado (fura-se com uma tesoura) e depois introduzam o conjunto no tecto. O gesso cola-se com UHU.



Este gesso da sala de jantar foi lacado a dourado pela minha mãe.



Este aplique é diferente dos outros é em esferovite e foi-me gentilmente oferecido pelo Sr Figueiredo da "Casa Figueiredo" na baixa do Porto. Muito obrigada!


Gesso do quarto da senhora e respectivo candeeiro.


O transformador deve ser potente caso contrario queima.



Vista da casa iluminada por dentro.




Depois de passar os fios pelo furo eles vão ficar do lado de fora presos no sulco rasgado anteriormente e vão ser presos com um pouco de fita cola.



Como neste caso se trata de uma cave independente os fios vão ficar escondidos pelo chão da casa de cima.

Se fizerem este mesmo procedimento numa casinha de bonecas o tecto de uma divisória vai ser o chão da divisória do andar de cima. Se depois forrarem o chão a madeira ou papel os fios ficam escondidos.
É pouco provável que apanhe um choque já que a voltagem é pequena contudo nunca esquecer que as crianças não devem brincar com este tipo de peças e não devem ser deixadas sem vigilância porque podem engolir alguma peça.

1 comentário:

Ana Anselmo disse...

Biby, dentro do tema da electrificação, a escolha do transformador adequado é uma das coisas mais importantes, mas penso que dizer que o transformador deve ser potente não esclarece muito a maioria das pessoas...assim decidi explicar (de um modo muito simple), no meu blog como escolher o transformador adequado para uma casa de bonecas, room-box etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...