quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Palácio das Bonecas-parte 10


















Material:

- Conjunto de 20 peças de madeirinhas de modelismos de barcos cor Nogal/Walnut (o,6mmX 7mm)
- Conjunto de 20 peças de madeirinhas de modelismos de barcos cor TILO/Basswood (o,6mmX 8mm)
-Cartão
-Cola
-Lixa de madeira fina
-Verniz Bondex cor mel


Em primeiro lugar cortar com a tesoura um molde de madeira de 1,5 cm. Depois pegar nesse molde e replica-lo traçando a lápis em cada uma das ripas de madeira. Cortar os tacos com tesoura ou x-acto.
Depois cortar o cartão com o mesmo tamanho do chão da divisória da casa que queremos fazer. Testar o cartão a ver se se ajusta bem á divisória. Lixar se for preciso até caber. Eu uso os cartões que vem com os fascículos do Planeta Agostini.
Colar os tacos com cola conforme o desenho desejado, alternando os tons claros com os escuros. Deixar secar bem.
Pegar em lixa de madeira fininha e passar pela superfície.
Depois é só envernizar ou encerar e deixar secar. Num cartão à parte testei vários produtos: Novycera, Cera de moveis, cera de chão, verniz transparente mas nenhum ficou como eu queria. Acabei por utilizar verniz Bondex cor mel para escurecer a superfície.
Este tipo de trabalho também pode ser feito directamente no chão da divisória mas para quem pretende esconder os fios dos candeeiros por debaixo do chão torna-se mais fácil utilizar esta técnica.

Na minha primeira casa um dos candeeiros avariou e depois foi mais difícil retira-lo. Desta maneira poupamos trabalho no futuro se alguma coisa se estragar.
O cartão com os tacos não vai ser colado ao chão, vai ser preso com fita autoadesiva para que possa ser retirado em caso de necessidade.

PS- Estas madeirinhas comprei-as no El Corte Inglês na zona de modelismo por cerca de 2,90 euros cada conjunto. Contudo elas não tem espessura igual pelo que o desenho teve que ser ajustado para bater certo.

1 comentário:

maria-joão disse...

Mesmo com tanto engano que até parece má fé por parte do planeta agostini, tenho pena que esse palácio não esteja agora no inicio. Mesmo sabendo tudo isso eu acho que ia enveredar na mesma por essa aventura. Mesmo não ficando igual o palácio é maravilhoso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...