terça-feira, 23 de junho de 2009

São João do Porto

O São João do Porto é uma festa popular, de origem pagã, que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em Portugal.

Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam, o que tem um cheiro bastante desagradável.





Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais.

Não há casa nem loja que se preze que não tenha enfeites em papel de seda e os vasos de manjericos com versos populares.



"Ó meu rico São João
Meu santinho adorado
Ajuda-me nesta aflição
Dà-me aumento do ordenado!"




O tradicional fogo de artificio à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte D. Luiz I faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo de artifício chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver.




Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, sardinhas assadas com pimentos acompanhado de vinho tinto e caldo verde.


Durante o período festivo, a cidade vive um conjunto de manifestações de cariz popular, entre espectáculos culturais e recreativos, rusgas e a já famosa regata dos barcos rabelos que percorre, uma extensão de 1,5 km, desde a Foz do Douro até à Ponte D. Luís I, na Ribeira.


Do programa de festas, há igualmente tempo para a competição presente na já tradicional corrida de São João, nos concursos de cascatas, nos concursos de montras e no de quadras populares alusivas ao São João.





Por esta ocasião, as ruas enchem-se de ornamentações e iluminações festivas, barracas de petiscos, pipocas, algodão doce .... bailes ao ar livre e diversões, para que o povo festeje um São João popular, folião, de convívio, amizade e alegria.


Nas barraquinhas e roulotes pode também apreciar as tradicionais farturas e churros... sem esquecer também as famosas bifanas e cachorros quentes.






1 comentário:

Juliana disse...

Me ha encantado la descripcion que haces de esta hermosa fiesta popular de tu ciudad.Me ha parecido muy interesante el festejo que se realiza,lleno de colorido y emoción,ademas de los buenos platos para degustar.Gracias por mostrarlo.Me encanta conocer la cultura de otros pueblos.Te mando un abrazo enorme.Juliana

www.lasminisdelbosque.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...