segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Gelatinas




Aquando do nosso encontro do forum de casas de bonecas no Porto a Migusta ofereceu-me um bocado de Agua de Scenic que eu corei com guache e fiz estas apetitosas gelatinas.
É muito fácil de utilizar: a água de scenic tem um aspecto de gelatina dura. Corta-se um pedaço e leva-se ao lume brando num tachinho ou em banho maria e quando derreter acrescenta-se o pigmento da cor que se quer (eu usei guache mas o ideal é tinta de vitral). Mistura-se bem com um pauzinho de gelado e coloca-se nas formas deixando arrefecer (arrefece muito rápido). Depois é só desenformar e voilá! Prontinhas!
Podem ver aqui o tutorial em inglês.

Atenção 1: Dado que o toque e o aspecto da água de scenic deverá ter-se cuidado com as crianças que podem facilmente confundir este material com gomas e comer. A água de scenic não é comestível!!!!!

Atenção 2: Para os miniaturistas mais jovens que seguem o meu blog convém a supervisão dos pais em tudo o que se refere a mexer no fogão com produtos químicos. O material usado para fazer minis não deve ser utilizado para a preparação dos nossos alimentos (mesmo depois de bem lavados) por isso usem um tacho que seja só para fazer miniaturas e um pauzinho de gelado em vez de colher de pau.

Atenção 3: As gelatinas em miniatura tem toque e mexem como as gelatinas verdadeiras e á semelhança destas se forem deixadas a temperaturas quentes derretem e sujam tudo. Por isso atenção aos dias quentes de verão e ás luzes acessas por muito tempo nas casinhas!


Nota1: No caso de não encontrarem água de scenic podem utilizar velas de gel que fazem um efeito semelhante (eu ainda não experimentei).


Nota2: Se pretenderem fazer peças com aspecto de vidro duro não devem utilizar água de scenic mas antes resina de cristal.

2 comentários:

Unknown disse...

Hello,
you have won an award for your blog.
You can get it on my blog
http://casadebonecaseloisa.blogspot.com/


essas gelatinas estao muito apetitosas

Manuel Damas disse...

Foi com lágrimas nos olhos que vi o logo da CASA aqui colocado.
Obrigado.
É também assim que iremos dando a conhecer a todos a CASA, os seus ideias, os seus fins e os seus projectos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...