sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cave parte 4 - Empapelar
























Algumas dicas:

-Deve-se cortar o rebordo branco que alguns papeis trazem. Se este rebordo não for cortado arriscam-se a cortar mal o papel e a notar-se a parte branca.

- Atenção aos papeis com medalhões é necessário cortar os medalhões na direcção certa.

-Mais vale o papel estar grande do que pequeno. Se estiver grande a solução é deixar secar bem e depois cortar com um X-Acto afiado.

-Nunca puxar o papel com cola com força porque é sensivel e rasga com facilidade.

-Existem várias marcas de papel 1/12 e com vários tamanhos desde 47 por 33cm, 35 por 50cm e 30 por 43cm.

-A quantidade de papel depende do que se pretende fazer. No quarto da "Gigi" optamos por só colocar metade da parede com papel e a outra metade com tinta, neste caso apenas foi preciso uma folha de papel (47 por 33 cm). A união da tinta e papel foi coberta com um border.

-Se o objectivo é colocar papel na parede toda geralmente calculo uma folha de papel por parede (cada divisão 3 a 4 folhas se também quiserem forrar a porta da casa). Mais vale papel a mais do que faltar na hora de colar.

-O papel geralmente cola-se com cola de madeira diluida num pouco de agua (mais cola do que agua) e aplica-se com um pincel no proprio papel (no avesso).

-Por muito bem que se tire as medidas o papel depois de pincelado com a cola estica e fica maior do que a divisão.

-Aplicar com calma e aos poucos para evitar bolhas e imperfeições. Se isso acontecer não há problema geralmente depois de seco algumas bolhas desaparecem. Para alisar a superficie utilizar um pano seco.

-Se as ondas não desaparecerem tambem não fiquem desanimados porque quando colocarem os tapetes e os moveis muitas das imperfeições ficam escondidas.



Eu cada vez mais estou a optar por papel autocolante acho mais facil de aplicar e de retirar em caso de engano e faz muito menos sujidade. Podem comprar nas lojas chinesas este tipo de papel a imitar marmore e madeira (custa á volta de 2,50 euros). Ou imprimir em casa em papel adesivo só que neste caso a folha fica com o tamanho A4 e é necessário fazer mais emendas se a divisória for grande.


Existem vários tipos de papel: com brilho, sem brilho, com relevos a imitar azulejos, plásticos, adesivos...

Podem ainda utilizar borders para rematar (como podem ver no quarto da Gigi e na sala de jantar). Os borders que utilizei foram impressos em casa numa impressora normal e são borders do "mundo real" reduzidos para a escala 1/12. Há vários sites na net com este tipo de borders, é só copiar e reduzir.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...