quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cave/Bassement -parte 2
































No catalogo euro minis compramos 3 portas interiores, uma porta exterior, duas janelas grandes e uma janela pequena.

Antes de cortar é necessário medir bem e desenhar com um lápis os locais de corte.

Com um tico-tico recortam-se as portas e janelas. Por vezes é necessário usar um pequeno serrote de corte.

Para as janelas é necessário fazer 4 furos nos cantos para que o tico- tico possa entrar na ranhura.

Depois de cortar as peças de MDF testar as portas e janelas e lixar o necessário até acertar.
(Continua...)

Bassement- Cave da Casa Linda-parte 1

Depois de muito meditar lá nos decidimos a fazer a cave da Casa "Linda".

O meu pai foi o criador do projecto, desenhou e planeou as medidas.

Depois fomos ao Leroy Merlin e compramos MDF de 10 mm que mandamos cortar nas medidas desejadas. Eles lá só cortam a direito e não fazem recortes.

Nesta foto a cave está só pregada á volta as paredes internas estão pousadas para termos a ideia de como vai ficar.

Entretanto escolhemos no catalogo euro minis: papeis de parede, portas, janelas ,etc...

(Continua...)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Conjunto vermelho 1/12

(clique na foto para ampliar)

Uma dama victoriana deve usar os acessórios a condizer com o vestido...
Tudo feito à mão em escala 1/12.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Moldes de Silicone
















A primeira vez que tabalhei com Silicone (Siligum marca Gedeo) a coisa não correu lá muito bem e metade da massa foi para o lixo.


Para quem não conhece esta massa fica aqui uma breve explicação: A embalagem tem 2 latas uma branca e outra azul. Tem que se retirar uma parte de branco e outra igual de azul e misturar durante alguns segundos e fazer de imediato o molde. Deixar secar mais uns minutos e está pronto.


Depois podem encher com gesso ou outros materiais e deixar secar e desenformar.


Esta massa permite replicar objectos diversas vezes.


O problema é calcular a massa necessária e a rapidez com que se tem que fazer o molde, no meu caso ficou duro antes de colocar a matriz dentro e foi tudo para o lixo.


A minha segunda tentativa já correu melhor como podem ver na foto.


O segundo problema foi com o gesso. Segui as instruções da embalagem e o gesso nunca mais secava e partiu todo. Voltei novamente a tentar mas desta vez fiz a "olho" e coloquei muito menos água e o resultado foi o esperado.

A desenformar a coisa também não correu muito bem e parti alguns cantinhos das imagens.

Como tudo na vida é aprendendo com os erros que vamos evoluindo... Só não se pode desistir...

PS- Quem está a fazer o Palácio das bonecas deve ter reparado que o Leão e o capitel são replicas do palácio. Como me falta um capitel da fachada e o Planeta Agostini ainda não repondeu á minha carta tentei replica-lo. O leão de bronze que supostamente deveriamos receber para colocar por cima das janelas na fachada foi replicado através da peça central do telhado.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Toucador e banqueta























Quando saiu a colecção Palácio das Bonecas do Planeta de Agostini (nem eu sabia no que me estava a meter!!!!) comprei num quiosque o primeiro numero que trazia de oferta este toucador. Contudo ao assinar a colecção a estrutura do palácio só era oferecida a quem fizesse a assinatura pela inernet desde o numero 1. Sendo asim fiquei com 2 fasciculos do primeiro numero.

Resolvi aproveitar o toucador e adapta-lo á mobilia de quarto que tenho.

Pintei-o com Bondex e depois dei-lhe umas pinceladas de dourado.

O meu pai lembrou-se que para a banqueta do toucador podiamos utilizar a estrutura de uma rolha de garrafa de champagne. A minha mãe forrou a banqueta a cor de rosa e aqui está o resultado!
PS- Acabo de saber pelo forum espanhol de casas de bonecas que os kits de candeeiros já chegaram a alguns membros mediante o pagamento de 49 euros. Os dois lustres principais vem e os restantes candeeiros são aceitaveis apesar de ligeiramente diferentes dos do video de apresentação da colecção.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Forum espanhol de casas de bonecas denuncia Planeta Agostini na televisão

Hoje ás 15h30 (hora de Espanha) no programa de televisão "Las gafas de Angelino" na Tele5 vão estar presentes membros do forum espanhol de casas de bonecas para denunciar o que se está a passar com a colecção Palácio das Bonecas da Editora Planeta Agostini.

Depois de inumeras reclamações e denuncias à associação de defesa do consumidor espanhola os lesados resolveram usar os meios de comunicação social para mostrarem a sua indignação.

Eu pedi-lhes para referirem o se passa em Portugal e França com a mesma colecção mas apenas foram dados 2 minutos da entrevista total feita à Mery.




Ou então vejam o video do programa em http://www.marver.info/plantilla.html

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Vestido dourado de princesa








Vestido em tecido adamascado feito pela minha mãe.

PARABENS



O blog faz hoje um ano de existência.

Quando o iniciei a 18 de Abril de 2007 nunca pensei que viesse a ter tanto sucesso, nem nunca me passou pela cabeça que chegasse perto das 20 000 visitas.

A todos muito obrigado pelos mails e comentários e sobretudo muito obrigado a todos os que tem contribuido com os mais diversos materiais (colas,tecidos, missangas, fitas,...).


Beijinhos

BIBY

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Reclamação Planeta de Agostini-Palácio das Bonecas

O meu pai enviou a seguinte carta:

Ex Senhores
Após ter enviado um e-mail para o vosso apoio ao cliente há já vários meses pedindo esclarecimentos por escrito sobre a colecção Palácio das Bonecas, e não tendo recebido qualquer resposta ás minhas questões optei agora por fazê-lo por carta tendo em conta que apenas faltam 4 fascículos para terminar a colecção.
Há vários meses circulam nos diversos fóruns de casas de Bonecas (português, espanhol e francês) reclamações muito graves acerca desta vossa colecção.
Sinceramente eu já andava preocupado pelo facto de estarmos a poucos fascículos de terminar esta colecção e ainda faltarem muitas peças: candeeiros, moveis da biblioteca, papeis de parede e de tecto, escada, cama de dossel..... etc

Através do fórum espanhol ficamos a saber que a solução encontrada após as diversas reclamações foi a criação de um kit no valor de 49 euros que incluía algumas das peças em falta mas não incluía os candeeiros!
Como pude constatar na vossa página o tal “kit” também já aparece no fascículo 100 mas nada é dito acerca do preço.
Pouco tempo depois verifiquei que acrescentaram ao dito kit um “kit candeeiros”.

As questões que quero ver respondidas são:
Vamos ter ou não que pagar o kit?
Porque é que os móveis da Biblioteca e os painéis de madeira entre outras peças em falta não são incluídos no kit?
Que candeeiros fazem parte do tal kit de candeeiros? São os mesmos apresentados no vosso DVD?

Para além destas questões gostaria de saber que papéis nos vão enviar (já que não constam fotografias nos últimos fascículos na vossa página da internet) para forrar o quarto real, o quarto de princesa, sala de música e salão de chá. Os papéis que apresentam no vídeo de apresentação da colecção mostram os papéis de relevo a ouro da marca DISACC.
Sinceramente eu não estou satisfeito com os papéis que até agora recebi em especial com o papel do chão e de parede do hall de entrada!
Na página 144 do fascículo 89 dizem que "a maioria das decorações de soalhos, paredes e tectos do palácio foram realizados por WORLD MODEL (dissacc Marquett s.l.). Veja o seu catalogo em http://www.disacc.com/ ".
O mais curioso é que todos os papéis enviados até agora dizem na margem "Jackson's miniatures". Os papéis desta marca são muito mais baratos e de qualidade inferior aos da DISACC. Isto é do conhecimento geral de quem faz miniaturas há muitos anos e conhece ambas as marcas!
Para além das coisas que me faltam e que vocês referem que virão no tal kit no fascículo 100 faltam-me várias outras peças:


Deve haver alguma confusão com as cornijas do tecto do hall de entrada e da sala de jantar. Pelas imagens do DVD no hall de entrada são duas cornijas pequenas (laterais) e uma cornija maior do fundo (que se coloca à frente da escada). Na sala de jantar são 3 cornijas, duas laterais mais pequenas (mas maiores do que as do hall porque não tem escada) e uma maior ao fundo. Na realidade eu recebi duas cornijas pequenas (as do hall) e 3 cornijas grandes todas iguais que se forem as laterais da sala de jantar não cabem dentro da casa porque são demasiado grandes. Se uma delas é a do Hall (cornija do fundo) então não bate certo com as enviadas para as laterais porque tem espessura e desenhos diferentes.

Vieram os caixilhos dourados do tecto do salão de chá mas não vieram os caixilhos da sala de música (que são iguais).

Faltam todos os utensílios de cobre da cozinha (panelas, talheres,….) que são referidos no vosso vídeo de apresentação.


No vídeo de apresentação da vossa colecção referem “Com as paredes forradas de madeira e iluminada por uma grande janela translúcida a biblioteca oferece um ambiente próprio ao recolhimento”
Não recebemos os painéis de madeira, nem os móveis da biblioteca, nem a lareira. E agora dizem que nos vão enviar papel para forrar as paredes?

Falta-me ainda um capitel e respectiva base da fachada exterior e não está previsto ser enviado mais nenhum. No total são 4 e só tenho 3.

A varanda grande da fachada é constituída por 5 partes: Dois braços grandes, uma peça de união e duas laterais. No fascículo 81 dizem que enviaram as 3 peças pequenas da varanda grande quando eu na realidade recebi 3 peças grandes da varanda grande (uma delas está repetida e não me serve para nada). Faltam-me as 3 peças pequenas da varanda grande.

No fascículo 72 dizem que enviaram a porta do quarto real quando na realidade recebi a porta da cozinha (que dizem que vão enviar no kit no fascículo 100). Falta-me a porta do quarto real e os respectivos remates e não a porta da cozinha.

Faltam os dois remates exterior e interior que ligam a “porta” da sala da música ao hall de entrada. Neste caso não tem porta mas no vosso DVD apresentam os remates.

Enviaram-nos 8 pinhas do telhado e uma só base de apoio ás pinhas. Nas fotografias dos vossos fascículos só aparecem 6 pinhas com as respectivas bases. Onde estão as 5 bases que faltam? Para que servem as pinhas a mais?
Falta o friso do tecto (cornija do fundo) da biblioteca apenas enviaram duas laterais. Manda o bom senso que ou enviam todas ou não enviam nenhuma.

Para além disso sei que fui das primeiras pessoas a receber a estrutura do Palácio e 3 tamanhos de parafusos. Contudo os parafusos que enviaram para pregar as dobradiças (os mais pequenos) são muito maiores e saem do outro lado da estrutura ficando visíveis... Já me informei em lojas da especialidade e"não há parafusos mais pequenos do que aqueles"... quem fez a estrutura do palácio devia ter feito a espessura das paredes da fachada mais grossas! Resultado temos que serrar os parafusos para que não saiam do outro lado da estrutura.

Ainda estou para ver se vão realmente enviar os candeeiros que mostram no vídeo ou se também vão enviar "outros" como estão a fazer com os papéis de parede salvaguardando-se nas palavras escritas no fascículo 2 “Nota do Editor: as imagens aqui reproduzidas são uma recriação do palácio semelhante ao que poderá realizar com esta colecção. Alguns componentes da mesma podem não ser idênticos aos apresentados mas, isso não afectará, de modo algum, a qualidade final da obra. Existem também elementos que aparecem como decoração de algum aposento que não fazem parte das entregas da colecção e, nesse caso, nos fascículos serão dadas as instruções necessárias para a sua confecção”.

As alterações que estão a fazer estão a lesar e muito a qualidade final da obra. E eu sinto-me enganado por ter andado a pagar durante 2 anos algo que vai ficar muito diferente do apresentado no vosso DVD publicitário.

Confesso que quando iniciei esta colecção estava muito satisfeito e até incentivei outras pessoas a faze-la. Os móveis apesar de serem de poliresina e não de madeira até têm um acabamento aceitável. E esteticamente o Palácio é muito bonito!
Eu e a minha família fazemos miniaturas e casas de bonecas há já vários anos e confesso que neste momento receio que o Palácio de sonho que vocês anunciam se torne num palácio de pesadelo! Nunca mais faço colecções por fascículos e vou recomendar aos meus amigos e leitores do meu site de miniaturas que também não o façam.

Vou continuar à espera do fim da colecção e depois mediante o resultado final pretendo apresentar queixa ás entidades competentes juntamente com outros miniaturistas pertencentes ao fórum português de miniaturas que se sentem igualmente insatisfeitos.

Pretendo ainda publicar esta carta e a sua respectiva resposta no site da minha filha sobre casas de bonecas e miniaturas http://bibycasadebonecas.blogspot.com/
Aguardo por uma resposta por escrito ás questões que coloquei.
Melhores Cumprimentos

-------------------------------------------------------------------------------

Para meu espanto hoje ao entrar no forum espanhol reparei nas queixas acerca do dito kit (ver em http://www.tusminiaturas.com/foros/viewtopic.php?t=7115).
Para começar alguns clientes tiveram que pagar o kit (49 euros) e outros não (porque reclamaram por escrito).
Para além disso o kit não vinha com as peças que eram especificadas no site:
Em vez do papel de parede da biblioteca enviaram um movel pequeno
Não enviaram a balustrada do quarto real nem do telhado
A cama real não tem dossel e é de muito fraca qualidade.
Alguns espanhois dizem que a escada não encaixa ficando toda torta (eu vi fotografias!!!! e é verdade)
Dos candeeiros nem sombra (consta que vem em Maio mediante pagamento de mais 49 euros)

Entrando na páginado Planeta Agostini em Portugal http://www.planetadeagostini.pt/ficha.php?id=153&pagina=20#enl podem ver que dividiram o dito kit em 2 (fasciculo 99 e 100) e já foram alteradas algumas coisas... mesmo assim faltam coisas como p.e. a base e o capitel da fachada (são 4 e só recebemos 3), a porta da cozinha já temos o que nos falta é a porta do quarto real, as bases das pinhas do telhado faltam 5 (só enviaram 1), as cornijas do tecto da sala e do hall estão trocadas duas delas não cabem dentro da casa, faltam as 3 partes mais pequenas da varanda grande (sem elas não é possivel colocar a varanda grande na fachada), falta um das cornijas do tecto da biblioteca (só enviaram 2),...

Eu sinceramente não sei o que pensar disto tudo...
Isto é enganar as pessoas... Eu nunca mais faço uma colecção por fasciculos!!!

Mais uma vez solicito aos leitores do meu blog que estão a fazer esta colecção que entrem em contacto comigo para bibycasadebonecas@hotmail.com

terça-feira, 15 de abril de 2008

VIH/SIDA



A pedido do Raul do blog Sidadania:

O SIDADANIA, convida-o a participar num debate sobre os primeiros tempos na vida de um infectado pelo vírus da SIDA.

Escreva um texto, ou copie um texto publicado noutro blog e coloque-o no seu blog. Faça parte deste projecto que tem como missão ensinar e preparar as pessoas para quando uma adversidade lhes bate à porta, poderem agir sem dramas, sem traumas e sem apontar o dedo culpado, para ajudar aqueles que precisam de si naquele momento.

A solidariedade passa, por aprendermos a ajudar aqueles que precisam do nós, quando a vida lhes passou uma rasteira e estão num beco aparentemente sem saída para eles.

Lembre-se, que ninguém tem um escudo protector, e que não está isento de um dia sob a forma de SIDA, ou de outra patologia qualquer, a adversidade pode-lhe bater à porta.

É preciso estarmos preparados Participe, junte-se a nós.

Um Abraço do Raul


Aqui vai o meu testemunho:

Durante a minha licenciatura em psicologia tive algumas (poucas) cadeiras que falaram sobre o VIH/SIDA e sobre as suas implicações psicológicas.
Quando iniciei o meu estágio académico no final do curso senti que estava bem informada e preparada para lidar com esta realidade. Pura ilusão!
O meu primeiro contacto com um doente VIH foi estranho e assustador. Ele era toxicodependente e estava num programa de desintoxicação. Na realidade senti um medo enorme de ser contagiada pelo “ar” pelo “aperto de mão” um simples espirro era capaz de me por completamente alerta e em pânico... Dei comigo a pensar de forma estereotipada e preconceituosa. Senti um medo completamente irracional já que eu sabia que o VIH não se transmite desta maneira. Eu sabia-o mas ao mesmo tempo “não sabia”. Pela primeira vez senti que existe uma grande diferença entre ter o conhecimento da informação e o estar racionalmente consciente dela.
Nessa altura percebi também que sabia muito pouco sobre esta doença.

Se quem está informado e estudou (um pouco) sobre a SIDA sentiu medo, o que é o comum dos mortais que não está informado sentirá?

Acredito que só superei o meu medo através do convívio directo com doentes. Aprendi muito com os infectados e afectados pelo VIH.
Durante o estágio investiguei mais sobre o assunto e fiz uma pequena formação na área da SIDA. Mais tarde resolvi inscrever-me no Mestrado VIH/SIDA da Universidade Católica e ampliar ainda mais o meu conhecimento.

Quando vejo noticias que crianças são impedidas de frequentar a escola ou pessoas que são despedidas (como o recente caso do cozinheiro do hotel Sana) por estarem infectadas sinto que ainda há muito a fazer nesta área. Nunca antes outra doença causou tamanho nível de agressão social por parte da comunidade como o VIH/SIDA.

Contudo apesar de todas as campanhas de prevenção em Portugal os dados epidemiológicos colocam-nos num lugar preocupante na hierarquia dos países europeus.
Só em Portugal foram notificados até 30 Junho de 2007, 31.677 casos (valor acumulado) de infecção VIH/SIDA nos diferentes estádios da infecção.

Tendo em conta estes dados prevê-se que a SIDA continue nos próximos anos a ser um grave problema de saúde pública em Portugal. Por este motivo foi considerada uma área de actuação prioritária no Programa do XVII Governo Constitucional encontrando-se inscrita no Plano nacional de Saúde.

De acordo com os dados do EUROHIV relativos a 2005, Portugal foi a seguir à Estónia, o segundo país com maior número de novos casos de VIH notificados durante o ano de 2005.

Cabe a cada um de nós ajudar a transformar esta realidade...
Todos não somos demais, para alertar e desmistificar a doença ...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Senhorinha
































Grau de dificuldade: Dificil


Material:
-Rolo de papel higiénico
-Fundo de uma garrafa de água das pequenas
- 2 circulos de Cartão
-Esponja fina
-Tecido para forrar
-Cola
-Remates (fitinhas, gorgorão, cordão,...)



Procedimentos:

-Corta-se o rolo de papel higiénico com o formato de uma senhorinha tal como se vê na fotografia.

-Corta-se o fundo de uma garrafa de água e fazem-se dois cilindros com o mesmo diametro em cartão.

-Acolchoa-se o rolo de papel higiénico e uma das tampas de cartão com a esponja fininha (a que vai fazer de acento).

-Cola-se o tecido nas diversas partes da senhorinha que vão ficar visiveis. No rolo o ideal é começar por forrar a parte de dentro com cola e depois coser com linha as traseiras do sofá para que as emendas e imperfeições não fiquem tão visiveis. Usar molas da roupa para ajudar a segurar o tecido.

-Depois colar as diversas partes do sofá umas ás outras e deixar secar bem prendendo com alfinetes.

-Rematar o sofá a gosto com gorgorão, fitas ou cordão...

-Fazer almofadinhas (deixo 2 exemplos em forma de coração e rectangular)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vestido dourado com renda e flores




Desta vez fizemos o conjunto completo: Vestido, sapatos, carteira, sombrinha, leque e chapéu...
O vestido foi feito em tecido adamascado dourado , rendas, cordão e flores de fita de cetim em rosa velho. Os botões foram feitos em pérolas douradas.
A D. Luzia fez o molde deste vestido. Muito Obrigada!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Chapéus feitos com rolhas de plástico

(Clique na imagem para ampliar)


Como podem ver na imagem estes chapéus foram feitos com a rolhinhas de plástico que vem nas garrafas de Rosé. Depois forrou-se com meias de licra de diferentes cores e enfeitou-se a gosto com bolinhas, perolas, penas, flores, fitas de seda e até passarinhos.

Os passarinhos foram oferecidos pela Eng. Cristina Cardoso. Muito obrigado!

Tutorial Chapéu



















Material:
-Tampa de plástico das garrafas de Rosé
-Meia de licra preta
-Linha de coser
-Fita de seda de 3 mm preta e branca
-Cola


Cortam-se 4 pedaços de fita de seda de duas cores e com 4 tamanhos diferentes.

Colam-se os pedaços de fita fazendo um circulo.

Unem-se os 4 circulos de tamanhos diferentes do maior para o mais pequeno, pelo meio.

Cola-se um pedaço de fita pequeno para rematar o centro do laço.

Forra-se a tampa de plástico com meia de licra dupla e ata-se com fio de coser.

Cola-se fita de seda branca para tapar o fio de coser deixando duas pontas mais compridas.

Cola-se o laço feito anteriormente por cima da fita branca.


Este é apenas um dos exemplos do que podem fazer com uma tampa de plástico. Noutro post utilizei uma rolha de plástico de um garrafão de 5 litros o procedimento é o mesmo só que o chapéu fica com uma aba maior...
Este tutorial foi baseado no da Moli (ver http://moliminis.blogspot.com/search?updated-max=2008-03-23T11%3A25%3A00-07%3A00&max-results=7) mas como em Portugal é dificil encontrar palha entrançada é uma maneira fácil de improvisar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...